• Funerária em Porto Alegre e Viamão

Ansiedade- o que é e como combatê-la para ter uma melhor qualidade de vida

Ansiedade- o que é e como combatê-la para ter uma melhor qualidade de vida

Ansiedade- o que é e como combatê-la para ter uma melhor qualidade de vida

Ansiedade: o que é e como combatê-la para ter uma melhor qualidade de vida

A ansiedade vem piorando a qualidade de vida de milhares de pessoas. Saiba como identificar e combater esse problema que tem feito cada vez mais vítimas.

A ansiedade é um problema grande e que vem atingindo cada vez mais pessoas no mundo inteiro. Isso dá-se pelo mundo corrido, no qual as pessoas entram em um estado frenético e esquecem a beleza das coisas mais simples da vida. Olhar com atenção para este problema, fará com que, caso você o tenha, consiga tratá-lo para ter uma melhor qualidade de vida ou consiga ajudar alguém a sua volta que sofra com isso. Vamos saber mais?

A ansiedade chega devagar

A ansiedade não avisa quando chega. Ela simplesmente vai se instalando aos poucos e quando percebe-se, os sinais agudos do transtorno já está se manifestando. Sentir uma euforia por algo importante que está por vir, ou preocupar-se com algo inesperado vez ou outra, é normal das emoções humanas. No entanto, quando tudo começa a ser motivo de preocupação antecipada e isso começa a atrapalhar a sua vida, há aí um problema que deve ser olhado com atenção. Nas fases mais agudas, a ansiedade costuma gerar falta de ar, insônia, taquicardia, medo exagerado e sensação de tragédia iminente.

“Do nada, sinto que os pensamentos tomam o controle sobre mim e sinto falta de ar, tremo e meu peito acelera. É uma das piores sensações que tenho, pois parece não haver motivos para isso”.

“Quando chego próximo a um parapeito, olho para o chão e penso em me atirar, mas não tenho coragem para isso. Mesmo assim, me imagino me jogando de lá várias vezes e parece que uma hora a vontade virá”.

Estes são relatos pessoas que sofrem com transtorno agudo de ansiedade. Nesses casos, o tratamento médico é necessário, pois há uma grande piora na qualidade de vida e a pessoa deixa de viver os bons momentos que a vida reserva. Mesmo com o tratamento, essa pessoa deverá mudar alguns hábitos para que essas crises não venham mais a atormentá-la. Deve-se também evitar o famoso ‘gatilho’, que é quando você começa a prestar atenção em si e verifica que tal atitude ou comportamento seu gera um estado ansioso muito forte.

A solução também depende de você

Alguns hábitos, quando seguidos de maneira correta, ajudarão muito a diminuir a ansiedade em todos os níveis e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem está se sentindo ansioso. A alimentação tem um fator muito importante nisso. Alimentos muito gordurosos ou ricos em açúcar, que parecem dar um alívio momentâneo ao estado de ansiedade, são tóxicos ao nosso corpo e prejudiciais às funções químicas do nosso cérebro quando viram rotina. Alimentos ricos em fósforo e potássio, principalmente folhas verdes, ajudam a manter o equilíbrio mental.

Atividades para o corpo e para a mente

Atividades físicas também são uma excelente maneira de extravasar as energias negativas geradas pela ansiedade, pois elas liberam serotonina no corpo - conhecido como o hormônio do prazer e do bem-estar. Dê preferência às atividades ao ar livre, que estão comprovadas cientificamente que ajudam em uma melhor qualidade de vida geral. Arranjar um hobby novo, como tocar um instrumento e aprender uma língua também ajuda muito nessa missão, pois distrai o cérebro e cria novas conexões neurais, promovendo mais atividade cerebral de energia concentrada e não dispersa, como a ansiedade provoca.

A união e a compreensão salvam vidas

Se você sente alguns dos sintomas que foram descritos aqui, não deixe de procurar a ajuda das pessoas que você ama e também ajuda médica. Nessas horas, contar com o apoio de pessoas preparadas é fundamental. Se você conhece alguém que parece estar manifestando alguns dos sintomas de ansiedade, não deixe de oferecer um abraço, uma conversa amigável e muita compreensão para ajudar essa pessoa a superar este problema.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.